HISTÓRIA EVOCATIVA E REAL
DE NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO
DE ALDEIA GALEGA - MONTIJO

Extraída de alguns relatos e da póstuma custódia da imagem de Nossa Senhora.

Sucede que, nas datas próximas à dia 8 de setembro de 1920, a avó da senhora Maria Ana trabalhava em um terreno de cultivo. Neste dia, durante a manhã chovia torrencialmente e a chuva não brandava, entretanto, a senhora conhecida por Gertrudes que trabalhava no campo junto aos demais pediram a intercessão de Nossa Senhora para que brandasse as chuvas e ajudasse os trabalhos.

No momento, parou de chover e um raio de sol vindo dos céus apontou ao meio da plantação, foi neste momento que encontraram a imagem de Nossa Senhora que se mantém hoje no altar do Oratório; reconhecendo esta notícia, foi levada à presença do Pe. Gomes Pólvora (ex-pároco de Montijo, que na época conhecida por Aldeia Galega), que logo recusou colocar a imagem em culto por causa do tempo de perseguição que se vivia e recomendou que a imagem fosse guardada na casa da dona Gertrudes, e desde aí, a imagem se manteu na casa da camponesa que trabalhava no terreno.

Foi neste momento que todos reconheceram que Nossa Senhora havia dado um sinal do Céu, em resposta às preces, e nos meses seguintes deu muito fruto neste terreno, conforme nos foi relatado ainda em 2020, quando a penúltima pessoa que conheceu toda a história relatou esta.

Por anos, a imagem sempre foi venerada por algumas pessoas que conheciam da história. Depois, a sua veneração perdeu-se e procura-se recuperá-la hoje; em algumas missivas dirigidas aos párocos, todas elas foram negavas e relatada como «História falsa» ou de «Conto de fadas».

Quem zelava pela imagem era a dona Maria Ana, que estava em um lar e em 2015 entregou a imagem às posses do Abel, atual reitor do Oratório e Custódio da imagem. Esta senhora achou viável que o reitor ficasse como guardião da imagem, pois, membros da sua família não eram Católicos e ela temia receio que uma imagem tão sagrada fosse desprezada.

O Reitor procura devolver à Nossa Senhora d'Aldeia Galega (a imagem é Nossa Senhora da Anunciação) os seus devotos, a sua veneração Pública e por isso tem batalhado por propagar o milagre do seu Encontro e o atendido feito naquele ano de 1920.

Existe alguns milagres atribuídos a Nossa Senhora e que constantemente são confirmados.